Programa



Docentes responsáveis:
Jorge Macaísta Malheiros e Ana Paula Tavares

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

1.Dominar conceitos e técnicas básicas da análise das migrações em ciências sociais;

2.Compreender os fundamentos das principais correntes de explicação teórica das migrações;

3. Compreender os elementos básicos do quadro geográfico, social e cultural em que se posicionam as migrações pré-coloniais em África

4.Compreender o quadro dos movimentos migratórios coloniais e pós-coloniais de africanos, em geral, e dos PALOP, em particular, enquadrando-os no contexto global;

5.Identificar os principais desafios que se colocam à inserção de populações africanas nas sociedades de destino;

6.Adquirir conhecimentos sobre movimentos políticos e culturais formados na diáspora ao longo do século XX (negritude e pan-africanismo) e o seu impacto posterior na reflexão sobre os movimentos culturais a nível transnacional (Ex: o Atlântico negro);

7.Analisar alguns exemplos das culturas negras do Atlântico em diversos registos: arte, música, cinema.

Conteúdos programáticos:

A – Conceitos, instrumentos e enquadramento das migrações africanas
1. Conceitos, determinação de fluxos e tipologia das migrações

2. Introdução às teorias das migrações

3. Dinâmicas migratórias em África: elementos históricos e contemporâneos

4. Migrações de africanos para outros continentes: quadro geral e especificidades dos PALOP
Fluxos e Sistemas migratórios

5. Questões de inserção dos imigrantes Africanos
Modelos de Integração;
Impactos dos imigrantes africanos na demografia e na economia dos países de destino

6. Relações dos imigrantes africanos com os locais de origem: transnacionalismo, co-desenvolvimento, fluxos económicos e culturais. Noção de diáspora.

B - Cultura e identidades negras na diáspora
1. Migrações e diásporas
2. Diásporas e formações de comunidades imaginadas para além da nação
3. Pan-africanismo, negritude, e identidades na diáspora
4. O Atlântico negro (P.Gilroy), o mundo em relação (E.Glissant) e as suas culturas: arte, cinema e música

Avaliação
a) Regime normal:
2 testes (um referente a cada parte) – 30% x 2 = 60%
Trabalho de grupo (grupos de 2 ou 3 alunos) – 15%
Assiduidade e participação nas actividades da UC (exercícios, debates em aula, visita de estudo e outras) – 25%

b) Regime especial:
2 testes - 70% e um trabalho individual, eventualmente sujeito a discussão oral - 30%


Bibliografia de consulta/existência obrigatória.

de Haas, H. (2007), The myth of invasion: Irregular migration from West Africa to the Maghreb and the European Union. IMI Research Report.

Bellwood, P.(2015), The Global Prehistory of Human Migration, Blackwell Publishing.

Fonseca, M. L. (2005), Migrações e Território. Programa. Centro de Estudos Geográficos (EPRU, 64), Lisboa.

Gilroy, P. (1993) The Black Atlantic. Modernity and Double Consciousness, Cambridge, MA: Harvard University Press.

Glissant, E. (1990). Poétique de la Relation, Paris: Gallimard.

Lessault, D. e Beauchemin, C. (2009) « Les migrations d’Afrique subsaharienne en Europe : un essor encore limité », Populations et societés, n.452.

Sanches; M. R. org.(2011) Malhas que os impérios tecem. Textos anti-coloniais, contextos pós-coloniais, Lisboa: Ed. 70.

Zeleza, P.T. (2002). Contemporary African Migrations in a Global Context. African Issues, 30(1) The African "Brain Drain" to the North: Pitfalls and Possibilities, pp. 9-14.

Revista Hommes & migrations, nº1279, mai-juin 2009.

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