Programa
Docentes
responsáveis:
Jorge
Macaísta Malheiros e Ana Paula Tavares
Objectivos
de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes):
1.Dominar
conceitos e técnicas básicas da análise das migrações em
ciências sociais;
2.Compreender
os fundamentos das principais correntes de explicação teórica das
migrações;
3.
Compreender os elementos básicos do quadro geográfico, social e
cultural em que se posicionam as migrações pré-coloniais em África
4.Compreender
o quadro dos movimentos migratórios coloniais e pós-coloniais de
africanos, em geral, e dos PALOP, em particular, enquadrando-os no
contexto global;
5.Identificar
os principais desafios que se colocam à inserção de populações
africanas nas sociedades de destino;
6.Adquirir
conhecimentos sobre movimentos políticos e culturais formados na
diáspora ao longo do século XX (negritude e pan-africanismo) e o
seu impacto posterior na reflexão sobre os movimentos culturais a
nível transnacional (Ex: o Atlântico negro);
7.Analisar
alguns exemplos das culturas negras do Atlântico em diversos
registos: arte, música, cinema.
Conteúdos
programáticos:
A –
Conceitos, instrumentos e enquadramento das migrações africanas
1. Conceitos,
determinação de fluxos e tipologia das migrações
2. Introdução
às teorias das migrações
3. Dinâmicas
migratórias em África: elementos históricos e contemporâneos
4. Migrações
de africanos para outros continentes: quadro geral e especificidades
dos PALOP
• Fluxos
e Sistemas migratórios
5. Questões
de inserção dos imigrantes Africanos
• Modelos
de Integração;
• Impactos
dos imigrantes africanos na demografia e na economia dos países de
destino
6. Relações
dos imigrantes africanos com os locais de origem: transnacionalismo,
co-desenvolvimento, fluxos económicos e culturais. Noção de
diáspora.
B -
Cultura e identidades negras na diáspora
1.
Migrações e diásporas
2.
Diásporas e formações de comunidades imaginadas para além da
nação
3.
Pan-africanismo, negritude, e identidades na diáspora
4.
O Atlântico negro (P.Gilroy), o mundo em relação (E.Glissant) e as
suas culturas: arte, cinema e música
Avaliação
a) Regime
normal:
• 2
testes (um referente a cada parte) – 30% x 2 = 60%
• Trabalho
de grupo (grupos de 2 ou 3 alunos) – 15%
• Assiduidade
e participação nas actividades da UC (exercícios, debates em aula,
visita de estudo e outras) – 25%
b) Regime
especial:
• 2
testes - 70% e um trabalho individual, eventualmente sujeito a
discussão oral - 30%
Bibliografia
de consulta/existência obrigatória.
de
Haas, H. (2007), The myth of invasion: Irregular migration from West
Africa to the Maghreb and the European Union. IMI Research Report.
Bellwood,
P.(2015), The Global Prehistory of Human Migration, Blackwell
Publishing.
Fonseca,
M. L. (2005), Migrações e Território. Programa. Centro de Estudos
Geográficos (EPRU, 64), Lisboa.
Gilroy,
P. (1993) The Black Atlantic. Modernity and Double Consciousness,
Cambridge, MA: Harvard University Press.
Glissant,
E. (1990). Poétique de la Relation, Paris: Gallimard.
Lessault,
D. e Beauchemin, C. (2009) « Les migrations d’Afrique
subsaharienne en Europe : un essor encore limité », Populations et
societés, n.452.
Sanches;
M. R. org.(2011) Malhas que os impérios tecem. Textos
anti-coloniais, contextos pós-coloniais, Lisboa: Ed. 70.
Zeleza,
P.T. (2002). Contemporary African Migrations in a Global Context.
African Issues, 30(1) The African "Brain Drain" to the
North: Pitfalls and Possibilities, pp. 9-14.
Revista
Hommes & migrations, nº1279, mai-juin 2009.
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